NOSSO NATAL EM FAMÍLIA

 

ALGUNS ANOS ATRÁS TALVEZ ALGUÉM SE
ESPANTASSE DE VER-ME ESCREVENDO SOBRE O NATAL.

MINHA FORMAÇÃO TEOLÓGICA ESPÍRITA DISCORDA
DA MANEIRA COMO CERTAS DATAS SÃO COMEMORADAS.

NÃO QUE NÃO PRESTIGIE O NATAL DE JESUS.

CREIO-O FILHO UNIGÊNITO DO EXCELSO CRIADOR
E NELE DEPOSITO MINHA FÉ.

MAS, PORQUE VIVEMOS NUM OCIDENTE
CAPITALIZADO QUE DESPREZA AS CERTEZAS EM TROCA DO LUCRO.

NÃO FOI NO DIA 25 DE DEZEMBRO DESSE NOSSO
CALENDÁRIO GREGORIANO QUE JESUS NASCEU. ENTÃO NÃO HÁ COMO SE COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO
DE NASCIMENTO.

TAMBÉM, NA CRONOLOGIA CIENTÍFICA, JESUS NÃO
NASCEU NO ANO ZERO DE NOSSA ERA.

HÁ QUE SE LEMBRAR AQUI QUE O CALENDÁRIO
GREGORIANO TEVE “EXPULSA” PARTE DO MÊS DE OUTUBRO. FORAM SIMPLESMENTE 10 DIAS A
MENOS NAQUELE FATÍDICO ANO, RETIRADOS POR ORDEM DO PAPA GREGÓRIO XIII.

 

MAS, DEIXEMOS HISTÓRIA DE CALENDÁRIO PRA
LÁ.

UMA DATA FOI ESCOLHIDA PARA QUE SE
FESTEJASSE A NATALIDADE DO MENINO DEUS OU DEUS-MENINO.

E, NESSE DIA, É BOM QUE SEJA LEMBRADO UM
FATO IMPORTANTÍSSIMO, AO MENOS PARA A MINHA FÉ E DEVOÇÃO: A CONCEPÇÃO!

 

MARIA FOI, SEM DÚVIDA, INQUESTIONAVELMENTE,
ESCOLHIDA ENTRE MILHARES E MILHARES (SERIAM MILHÕES, CONSIDERANDO-SE TODA A
TERRA) DE MULHERES, PARA SER A MÃE DO REDENTOR. JOSÉ, SEU CONSORTE, TEVE A DURA
SINA DE SENTIR-SE TRAÍDO, PARA DEPOIS ESCLARECER-SE DE VEZ QUE SUA NOIVA ERA A
ESCOLHIDA, ENTRE TODAS AS MULHERES, PARA SER A MÃE DO “VERBO FEITO CARNE”.

 

A MARIA COUBE TRANSFORMAR A FAMÍLIA
TRADICIONAL EM DIVINA.

A ELA COUBE A CRIAÇÃO DO MENINO-DEUS, MESMO
QUE ISSO LHE CUSTASSE A CERTEZA DE QUE NÃO LHE PERTENCIA DE FATO.

 

E, EM TORNO DE MARIA, CRIOU-SE AQUELA QUE
PODERIA SER CHAMADA DE FAMÍLIA PERFEITA.

 

MAS JESUS NÃO SE LIMITOU À SUA CASA, À SUA
FAMÍLIA.

DEMONSTROU, ELE PRÓPRIO, OUTRA FORMA DE
FAMÍLIA.

 

A SANTA CEIA, RETRATADA MAGNIFICAMENTE POR
TANTOS E TANTOS ARTISTAS, SEMPRE SE BASEANDO NO ELABORADO TRABALHO DE DA VINCI,
MOSTRA UMA FAMÍLIA BEM MAIOR.

CHEIA DE NUANCES. AS DIFERENÇAS FAZEM A
FAMÍLIA.

 

TODO ESSE PREÂMBULO USEI PARA LOUVAR A
MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA.

TAMBÉM CHEIA DE NUANCES.

AHHH… GRAÇAS A TI, MEU CRIADOR, POSSO
GABAR-ME DE TER UMA FAMÍLIA – NÃO TÃO NUMEROSA QUANTO QUERIA – CHEIA DE
DIFERENÇAS.

 

MEUS QUATRO FILHOS SÃO MINHA PROLE. MINHA
ESPOSA, ÚNICA E VERDADEIRA, COM QUEM CONVIVO HÁ 35 ANOS, PRESENTEOU-ME COM ESSA
RIQUEZA.

 

E AOS QUATROS ME PERMITIU O EXCELSO CRIADOR
SOMAR MAIS UMA, FRUTO DO AMOR ESPIRITUAL, POSTO QUE NÃO É DE MEU SANGUE, MAS
POR QUEM SERIA CAPAZ DE ENTREGAR O DOM MAIOR –  A VIDA – EM SUA DEFESA.

 

E, A PARTIR DE MEUS FILHOS, VIERAM OS NETOS.
E QUE SEJAM MAIS OUTROS, AINDA, PORQUANTO NÃO ME SACIARAM.

 

NO NATAL, ENTÃO, JUNTAM-SE A MIM.

 

E O AMOR, CELEBRADO NO CRISTO JESUS,
TORNA-SE MAIOR EM MINHA CASA.

EIS QUE NÃO SÃO APENAS A ESPOSA, OS FILHOS
E NETOS QUE FORMAM A FAMÍLIA.

ALI TAMBÉM ESTÃO AS NORAS, GENROS, SOBRINHOS,
CUNHADAS E CUNHADOS E… POR FIM… OS AMIGOS QUERIDOS.

 

ESTA, SIM, É A MINHA FAMÍLIA!

 

ESTA, SIM, MERECE SER CULTIVADA.

 

ENQUANTO UM FILHO SAI PARA LEVAR A ESPOSA À
CASA DE SEUS PARENTES – OUTRA FAMÍLIA SOMADA À NOSSA – OUTRO ENTRA, TRAZENDO A
NORA QUERIDA.

 

ENQUANTO UMA FILHA SAÍA PARA ENCONTRAR AS
AMIGAS, LOGO APÓS A CEIA (TARDE, NÃO?) OUTRA SE ACONCHEGAVA EM MEUS BRAÇOS,
BUSCANDO O CARINHO QUE NUNCA LHE FOI NEGADO.

 

O NATAL NÃO É APENAS UM DIA… TODOS OS
DIAS EXISTE ALGUÉM ANIVERSARIANDO.

O NATAL, TAMBÉM NÃO É O ANIVERSÁRIO DE
JESUS, POSTO QUE ESSA DATA JÁ FOI MODIFICADA.

MAS É A DATA DA UNIÃO EM FAMÍLIA.

LEMBRAMOS QUE UMA FAMÍLIA, LÁ ATRÁS NO
TEMPO… MUITO DISTANTE… ESFACELOU-SE EM NOME DO AMOR.

EM NOME DO AMOR PELO IRMÃO.

EM NOME DO AMOR PELO PRÓXIMO.

ENFIM… EM NOME DE DEUS!

 

EM NOME DE DEUS, VAMOS FESTEJÁ-LO!

SEMPRE EM FAMÍLIA!

 

 

O ABRAÇO EM MINHA FILHA ALINE É REPRESENTATIVO DA UNIÃO DE TODA A FAMILIA.

E QUE VENHA 2010. NOSSA BUSCA RECOMEÇA.


 

 

