Decreto Lei 12.249 – Nova Minuta

Decreto

Regulamenta os arts, 85 a 102 da Lei nº 12.249, de junho de 2010.

Art. 1º O ingresso de servidores civis e militares do ex- território de Rondônia e do Estado de Rondônia em quadro em extinção da administração federal, conforme previsto no art. 89 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e nos arts.85 a 102 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, fica regulamentado por este Decreto.

Art.2º Constituirão, mediante opção, quadro em extinção da Administração federal, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes:

I- os integrantes da Carreira Policial Militar e os servidores municipais do ex- Território de Rondônia que, comprovadamente, se encontravam no exercício regular de suas funções, prestando serviço àquele ex-Território, na data em que foi transformado em Estado;

II- os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito – 15 de Março de 1987; e

III- os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art.36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981.

Parágrafo único . É vetado o pagamento, a qualquer título, de diferenças remuneratórias.

Art. 3º Apenas farão jus ao direito de opção de que trata o art.2º deste Decreto os servidores admitidos regularmente pela Administração do ex-Território Federal de Rondônia ou pelo Estado de Rondônia, conforme o caso.

§ 1º Serão considerados admitidos regularmente:

1- os servidores ocupantes de cargos efetivos admitidos por meio de concurso público; e

II- os servidores ocupantes de emprego público admitidos até a data de promulgação da Constituição de 1988 mediante contrato de trabalho celebrado nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.425, de 1º de maio de 1943, e devidamente registrado da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.

§ 2º Os servidores ocupantes de cargos efetivos e aqueles que já se encontram aposentados deverão comprovar:

I- a primeira investidura mediante concurso público;

II- a regularidade das ascensões funcionais ocorridas até a promulgação da Constituição de 1988, se for o caso; e

III- no caso de aposentados, o cargo ocupado na data da aposentação.

Art. 4º Não farão jus à opção de que trata o art.2º deste Decreto:

I- os contratados como prestadores de serviços;

II- os terceirizados

III- os que laboravam informalmente e eram pagos mediante recibo;

IV- os ocupantes de cargos, empregos e funções de confiança ou em comissão, ou os que a lei declare de livre nomeação e exoneração; e

V- os servidores cedidos ao Estado de Rondônia ou à Administração do ex-Território Federal de Rondônia e de seus municípios, oriundos de órgãos ou entidades estranhos às suas estruturas orgânicas, ainda que, na data da criação do Estado ou em 15 de março de 1987, estivessem em exercício no Estado de Rondônia ou sem seus municípios .

Art. 5º Somente farão jus à opção de que trata o art. 2º os servidores que, comprovadamente:

I- encontravam-se, nas condições estabelecidas pelos incisos I, II e III do referido art. 2º;

a) no exercício regular de suas funções no âmbito da administração do Estado de Rondônia ou de seus Municípios; ou

b) cedidos pelo Estado de Rondônia ou seus Municípios, em conformidade com as disposições legais e regulamentares da época; e

II- mantiveram o mesmo vinculo funcional com o Estado de Rondônia até a data da publicação da Emenda Constitucional nº 60, de 11 de novembro de 2009.

Art. 6º O quadro em extinção a que se refere o art. 2º será constituído por cargos em extinção das carreiras do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE ou da Previdência, Saúde e Trabalho – PST, que guardem similaridade com aqueles cargos ocupados pelos servidores na esfera estadual ou municipal, na data da entrega do Requerimento de Opção, previsto no art.9º deste Decreto.

§ 1º Os servidores serão posicionados em cargos do PGPE e do PST, com a remuneração correspondente a esses cargos a partir da analise da Comissão Interministerial a que se refere o art.13 deste Decreto;

§ 2º Os cargos ou empregos a que se refere o § 1º serão extintos automaticamente após a sua vacância;

§ 3º O posicionamento de que trata o § 1º deverá:

I- observar a escolaridade e a formação exigida para o cargo a ser ocupado; e

II- desconsiderar qualquer ascensão funcional ocorrida após a promulgação da Constituição de 1988.

Art. 8º O prazo para a apresentação do Requerimento de Opção, acompanhado da documentação exigida, é de cento e oitenta dias, contados da publicação da portaria de designação dos membros da Comissão Interministerial a que se refere o art.13 deste Decreto.

Art. 9º O requerimento de Opção deverá ser entregue devidamente preenchido e assinado pelo interessado, conforme o modelo constante do Anexo I, e instruído como:

I- documentação pessoal

a) documento oficial de identidade;

b) comprovante de residência ; e

c) comprovante de escolaridade,

II- documentação comprobatória dos requisitos de enquadramento:

a) carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

b) contrato de trabalho;

c) comprovantes de rendimentos relativos aos seis meses anteriores à data da entrega da documentação;

d) ato de nomeação ou posse no cargo efetivo, no caso daqueles aprovados por meio de concurso público; e

e) comprovantes de recolhimento de contribuições previdenciárias.

§ 1º Os documentos de que tratam os incisos I e II do caput deverão ser apresentados em original e cópias para autenticação pelo servidor responsável, ou apenas mediante cópia autenticada.

§ 2º O interessado poderá solicitar que as informações relativas às suas contribuições previdenciárias sejam providenciadas pela própria Administração Pública nos casos em que esta informação esteja disponível em órgão ou entidade da Administração Pública federal.

Art. 10. A análise técnico do cumprimento dos requisitos de enquadramento deverá ser finalizada em doze meses após o encerramento do prazo para apresentação dos requerimentos de opção.

Parágrafo único. O prazo de que trata o caput poderá ser prorrogado por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Art. 11. Formalizada a opção, os servidores civis continuarão prestando serviços ao Estado de Rondônia ou aos seus Municípios, na condição de cedidos, podendo ser aproveitados em órgão ou entidade da Administração federal direta, autárquica ou fundacional.

§ 1º Os membros da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar submeter-se-ão às disposições legais e disciplinares a que se sujeitam as Corporações no Estado de Rondônia e farão jus à estrutura remuneratória prevista pela Lei nº. 10.486, de 4 de julho de 2002.

§ 2º Os policiais civis serão enquadrados na Carreira Policial Civil dos extintos Territórios Federal do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, disposta na Lei nº. 11.358, de 19 de outubro de 2006, e serão posicionados em conformidade com a Tabela de Correlação do Anexo VII da referida Lei, incluído pela Lei nº. 11.490, de 20 de junho de 2007.

§ 3º Os professores de ensino fundamental e médio serão enquadrados na Carreira de Magistério do Ensino Básico dos ex-Territórios, de que trata a Lei nº.11.784, de 22 de

setembro de 2008, e serão posicionados nos moldes das Tabelas constantes dos Anexos LXXX e LXXXI do mencionado dispositivo legal.

Art. 12. O Termo de Opção produzirá efeitos a partir da publicação, em Diário Oficial da União, da relação dos servidores incluídos no quadro em extinção a que se refere o art. 2º, quando será considerado ato irretratável.

Art. 13. Fica instituída Comissão Interministerial para promover a análise técnica dos requerimentos de opção e da documentação apresentada pelos servidores, composta por dois representantes titulares e dois suplentes dos seguintes órgãos:

I- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que exercerá a Presidência da Comissão;

II- Casa Civil da Presidência da República;

III- Ministério da Fazenda; e

IV- Advocacia-Geral da União.

§ 1º Os integrantes da referida Comissão Interministerial, inclusive seu Presidente, serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação dos Secretários-Executivos ou autoridades equivalentes de cada órgão.

§ 2º A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prestará suporte técnico e operacional aos trabalhos da Comissão Interministerial.

§ 3º Durante o período em que integrarem a Comissão Interministerial, os representantes de que tratam os incisos I a IV do caput ficarão dispensados do exercício das atribuições inerentes aos respectivos cargos efetivos ou em comissão, dedicando-se integralmente às atividades a cargo da Comissão.

Art. 14. Fica instituída Comissão Externa de Acompanhamento, com a finalidade de observar os trabalhos da Comissão Interministerial, composta por:

I- três representantes e três suplentes do Estado de Rondônia; e

II- cinco representantes e cinco suplentes das entidades representativas dos servidores do Estado de Rondônia.

Parágrafo Único. Os integrantes da comissão de que trata o caput serão designados por ato do Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante indicação do Governador do Estado de Rondônia e do Coordenador-Geral da Comissão Interministerial dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no caso dos dirigentes sindicais.

Art. 15. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasilia,DF, de 2011, 190º da Independência e 123º da República

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