Lenha na Fogueira

Por Silvio Santos

Desta vez foram as cordas do violão e do cavaquinho que emudeceram. O chorinho transformou-se em choro de lágrimas de saudades. A harmonia melodiosa transportou os acordes da imaginação, para uma sinfonia imaginária, que passou a ecoar pelo universo espiritual. Emudeceu nosso mais completo instrumentista das cordas. Morreu o “Papai” Genésio.

********

Aos 61 anos de idade, pois nasceu no dia 11 de dezembro de 1949, Genésio da Guitarra cujo nome de batismo era Rogério da Silva nos deixou, aliás, passou a fazer parte do nosso calendário de saudades.

********

Quantas e quantas vezes tocamos juntos. Quando eu estava cantando toada pelo bumbá Corre Campo fosse em qualquer apresentação, que olhava para o palco e via o Papai, ficava traquilo, pois, sabia que o espetáculo seria perfeito, mesmo se eu desse alguma ratada, pois o Genésio estava lá para segurar o tranco.

********

Nas rodas de samba ou de seresta, sempre estávamos juntos. Tocando forró ou trabalhando algum arranjo para minhas músicas.

********

Lá estávamos os dois, por muitos anos tomando café e fumando (ambos não bebíamos bebida alcoólica).

********

Foi o Papai quem ensinou ao meu filho Silvinho os primeiros acordes ao violão e depois passamos a tocar (os três) em shows musicais por esse estado afora.

********

A Banda da Banda do Vai Quem Quer por muitos anos foi dirigida pelo Genésio e numa dessas, ele criou aquele que considero o melhor arranjo de uma música de minha autoria para a Banda, que é o da marchinha “Menina Mulher”. No CD Genésio é um show a parte na Guitarra.

********

No meio dos músicos que fazem parte de grupos de pagode e samba, Genésio é o violonista mais imitado. Todo violonista (novo) quer tocar como o Papai Genésio.

********

Tem até a expressão. “Aí cara, deu uma de Genésio, valeu!”

********

Do forró a bossa nova, da lambada ao chorinho, de Dilermando Reis a Paulinho Nogueira ele dominava tudo no violão.

********

De Waldir Azevedo a Nonato do Cavaquinho Genésio era craque.

*********

Tenho plena convicção que vamos demorar muito tempo para ver tocando em Porto Velho, um músico tão bom como foi Genésio da Guitarra Papai.

*********

Descansa em paz meu amigo velho!

Anúncios