Lenha na Fogueira

 

Hoje tem espetáculo, tem sim senhor! E lá vai cortejo de abertura do Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua.

 

**********

A programação começa com a concentração a partir das 16h00, na praça das Caixas D’água.

 

**********

Aí as 18h00, começa o cortejo propriamente dito,  rumo a praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré passando pelo Mercado Cultural. Chicão Santos o idealizador do festival garante que as 19h00 o evento será aberto oficialmente com a presença de autoridades municipais e estaduais.

 

**********

Logo após os discursos das autoridades, começa o festival propriamente dito obedecendo a seguinte programação: 

 

***********

 

20 horas – Meu Boi Precioso – Pelo Ponto de Cultura Ponto de Início – Porto Velho – RO

 

 

***********

O espetáculo conta a história de Chico, que quer cortar a língua do boi mais querido do patrão para satisfazer uma vontade de grávida de sua mulher Catirina. Quando o patrão descobre, obriga Chico a ressuscitar o boi.

***********

Resumindo, é o “Auto do Boi” estilizado.

 

***********

 

21 horas – Saltimbembe Mambembancos – Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos – Presidente Prudente – SP

 

**********

 

É um espetáculo que mistura Circo com Teatro de Rua, onde são apresentados números de variedades como: Malabarismo, Acrobacias de solo e Perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe.

 

************

Paralelo ao Amazônia Encena na Rua O Imaginário também realiza o 2º Festival de Dança.

 

***********

O Festival de Dança também vai acontecer no Complexo Madeira Mamoré com a seguinte programação hoje:

 

***********

Cia de Dança Chagas Peres Dança de Salão as 19h00.

 

********** 

Grupo Locombia de Teatro de Andanças – Dança Indiana (Odisse)

 

***********

Isso quer dizer que de hoje 18, até o próximo domingo dia 24, Porto Velho será a capital brasileira do Teatro de Rua. Vamos prestigiar as apresentações que todos os dias começam as 19h00 na praça da Madeira Mamoré.

 

*********

Amazônia Encena na Rua é uma realização do grupo O Imaginário com o apoio do governo federal através do Minc, governo estadual Secel  governo municipal Fundação Iaripuna e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

*********

A festa de lançamento do 17º Festiva Folclórico de Guajará Mirim o famoso Duelo na Fronteira que envolve os bois bumbás Malhadnho e Flor do Campo parcialmente lotou o teatro 1 do Sesc Esplanada na noite da última sexta feira.

 

**********

A turma de Guajará compareceu, em massa, registramos a presença do secretário de turismo Daian Saldanha que nos informou que o prefeito Atalíbio determinou que todo apoio logístico seja dispensado ao festival, que este ano deve registrar recorde de público.

 

**********

A estrutura dos camarotes que será montada no bumbódro é a do Casa Grande, a melhor de Rondônia.

 

**********

O Flor do Campo apresentou a Cunhã Poranga, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, três dançarinos e o Boi (tripa), assim como o CD com as toadas deste ano, tudo sob a direção da Estelina.

 

**********

Francisco Leilson Chicão secretário da Secel estava lá com sua equipe.

 

**********

O presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes dos Santos o Tatá também marcou presença.

 

***********

A presença maciça foi da imprensa televisiva, falada, impressa e web.

 

**********

O show do Malhadnho foi mais completo, com 9 dançarinos, sinhazinha da fazenda, porta estandarte, rainha do folclore, cunha poranga e boi (tripa) mais

 

**********

O espetáculo que foi a apresentação do pajé Cleiton Lopes. Não é atôa que o Cleiton é considerado o melhor pajé de Rondônia.

 

**********

Durante sua apresentação o pajé do Malhadinho nos presenteou com seu “Maraca”, por sinal, muito bonito que já está exposto em local de destaque na sala da minha casa. Obrigado Cleiton.

 

***********

Também fomos agraciados com o CD com as toadas do boi Flor do Campo que nos foi entregue pela presidente Estelina. Obrigado à galera vermelho e branca.

 

**********

Se você ainda não foi, vá este ano assistir o DUELO NA FRONTEIRA uma briga saudável entre os bumbás Flor do Campo e Malhadinho que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de agosto m Guajará Mirim.

 

**********

E o carnaval fora de época terminou com a apresentação da cantora baiana Claudia Leite.

 

**********

Uma coisa ficou bem clara, o Fora de Época deste ano não bateu o recorde de público da Jorge Teixeira como apostavam seus organizadores

 

***********

Até porque, acho que pelas pendengas entre a direção do Maria Fumaça e a Justiça o negócio foi meio desorganizado se é que desorganização tem “meio”.

 

**********

 

O tal encontro de tios não aconteceu. O que aconteceu foi que na noite de sexta feira a Banda Cheiro de Amor deu uma volta e meia e foi embora entregando os foliões para a Pimenta Nativa animar.

 

**********

Sentimos a total falta de ação da famigerada fiscalização do Código de Postura. Aquela que tentou acabar com a programação do Mercado Cultural.

 

**********

A Jorge Teixeira se transformou numa verdadeira favela, com barracas por tudo quanto era lado e local.

 

**********

E nem a equipe do Código de Postura da Prefeitura de Porto Velho e nem o Comando Sanitário marcaram presença no Fora de Época. Se marcaram, ficaram escondidos no meio dos foliões do bloco.

 

**********

Bom mesmo vai ser participar do Festival Amazônia Encena na Rua que começa hoje e vai até domingo.

Anúncios