LIVRO

Rondônia a terra que se fez Eldorado

Emmanoel trabalha de forma simplificada os grandes personagens da nossa história

O professor, historiador e servidor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia Emmanoel Gomes, uma pessoa que milita em prol da cultura amazônica, rondoniana e rondoniense, estará oferecendo ao grande público de Rondônia a primeira obra voltada para o público infanto-juvenil contando toda a história de Rondônia. O livro é uma obra prima, ficou realmente muito bonito colorido e homenageia grandes personagens da nossa história. O professor em recente entrevista afirmou que a obra na verdade possui vários responsáveis, em uma hora de entrevista no jornalismo da rede Bandeirantes em Vilhena o professor deu um show de simplicidade, humildade e carinho quando citou os vários amigos que são presentes em sua caminhada e homenageados no livro, alguns já partiram e deixaram muita saudade, fiz questão de lembrá-los, afirmou. Citou o professor Antônio Candido, Abnael Machado, Lúcio Albuquerque, Hugo Evangelista, Esron de Menezes, Escalércio Pires, Mário Miléo, Assis Canuto, Zé-Katraca, Joesér Alvarez, Átila Ybanez França, Antônio Campanari, Dadá, Manelão, Rita Queiroz, Miquéliton, Selma Hernandez, Luiz Antônio etc.
Emmanoel ainda trabalha de forma simplificada os grandes personagens da nossa história, Rolim de Moura Tavares, Ricardo de Almeida Serra, Tereza de Benguela, Rondon, Aluísio Ferreira, Teodore Hoosevelt, Teixeirão etc. Segundo o historiador Rondônia precisa atingir o público infantil com seriedade.
“Se perguntarmos aos nossos alunos sobre bichos, plantas, frutas e nomes comuns, elas buscam referenciais de outros locais”, façam a experiência em casa, nossos filhos conhecem mais os leões, girafas e zebras, frutas como maçã, uva e pêra, nomes de pessoas como Ivo, Alessandra etc. Procurei mostrar nossos animais, nossos frutos, culinária, e como somos influenciados por várias culturas, somos um pouco nordestinos, sulistas, índios, negros e europeus. Sabemos que nossa cultura musical poética e literária está cantando esse momento fantástico da miscelânea cultural, afirmou o historiador.
O professor Emmanoel é uma pessoa com qualidades raras, transita com facilidade entre os produtores culturais de todas as áreas, durante a entrevista recebeu apoio de escritores, historiadores, músicos, alunos e professores, o programa nunca recebeu tantos telefonemas em apoio ao entrevistado.
O livro será lançado no Hall de entrada da Capra Joalheiros hoje 29 as 19h00. Em Ariquemes no dia 02/07 pela manhã durante sua palestra para os participantes do III Simpósio de Educação promovido pela REM de Ariquemes. Segundo Emmanoel Gomes o lançamento será feito em todos os municípios do estado de Rondônia e poderá ser adquirido por quarenta reais em todas as livrarias. As prefeituras poderão adquirir com um preço especial, pois existe a intenção de minorar significativamente os preços para que as crianças possam ter acesso a este maravilhoso livro.

Anúncios