Lenha na Fogueira

Por Silvio Santos

As escolas de samba estão apreensivas quanto ao repasse dos subsídios, tanto do governo estadual quanto do municipal.

*********

Acontece que até a presente data, a Federação das Escolas de Samba não foi informada sobre se os Processos já foram abertos, seja pela Secel ou pela Fundação Iaripuna.

*********

Nos últimos anos, o prefeito Roberto Sobrinho tem autorizado que cinqüenta por cento do solicitado pela entidade carnavalesca, seja repassado até o mês de dezembro e o outro cinqüenta por cento em janeiro.

********

Essa noticia nos foi passada em primeira mão pelo presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna nosso amigo Tatá.

*********

Que notícia? A de que a prefeitura vai repassar cinqüenta por cento no mês de dezembro, falta apenas o prefeito Roberto Sobrinho autorizar. Tata acredita que até o final deste mês, ele autorize a Secretaria de Finanças do município a depositar o dinheiro na conta da Fesec.

*********

Nossa preocupação como carnavalescos que somos, é quanto o repasse do governo estadual, aliás, que segundo se ventila, vai ser maior que o da prefeitura.

********

Nossa experiência como ex presidente da Fesec nos mostra, que, se a direção da Federação não marcar sob pressão, a grana só vai sair em fevereiro e o pior, na semana dos desfiles.

*********

Assim aconteceu no carnaval passado. Quando o depósito só caiu na conta das escolas de samba na sexta feira, ou seja, dois dias antes dos desfiles. E o que isso provocou. Provocou que o carnaval das nossas escolas de samba ficou mais caro, muito caro, pois tiveram que comprar “fiado” e como todos sabendo, esse tipo de negociação encarece muito o produto.

********

Geralmente as diretorias das escolas de samba trabalham da seguinte maneira: Com o subsidio municipal, compram o material para confeccionar as fantasias das alas e destaque além de seus adereços.

*********

Como a grana da prefeitura não da para comprar tudo, o jeito é cair no “fiado”. Vejam bem, não é crediário, é “fiado” mesmo, aquela compra que se faz para pagar tal dia e quando não é paga no dia marcado, fica a mercê de juro de mercado que é muito alto.

*********

Como a Fesec pretende realizar os desfiles das escolas de samba no dia 11 de fevereiro, uma semana antes do carnaval oficial, o negócio fica mais difícil para os carnavalescos, caso os subsídios não sejam repassados pelo menos com trinta dias antes dos desfiles, ou seja, até o dia 11 de janeiro de 2012;

********

Aí mora outro problema, todos sabemos que o orçamento do governo estadual só abre no final de fevereiro, quando não, no começo de março.

********

Por isso é preciso que a diretoria da Federação fique a tenta, corra atrás com o processo embaixo do braço, se não dificilmente conseguirão realizar os desfiles no dia marcado.

********

Vejam bem, não somos contra os desfiles acontecerem no dia 11 de fevereiro inclusive, na reunião que decidiu a data, votei a favor. O que acontece, é que não podemos ficar parado esperando o processo sair da Secel. Temos que correr atrás, buscar políticos com força perante o governador para que ele autorize o Chicão da Secel dar andamento ao processo. Se o governador não assinar o autorizo, nada acontece.

********

Continuo a insistir o caminho mais curto é o deputado Zequinha Araujo.

********

A grana repassada pelo governo estadual é utilizada para pagar a mão de obra, dos artesãos das alegorias, costureiras, figurinistas, decoradores além de sanar as dívidas junto ao comércio. Aquela dívida que chamamos de “fiado”.

********

O pior disso tudo, é que quando esse dinheiro atrasa os artesãos se não receberem não liberam as alegorias e sem, alegoria não tem escola de samba. A costureira não libera as fantasias e sem fantasia não tem desfile de escola de samba.

********

Mesmo assim, as escolas de samba não param de promover eventos com o sentido de arrecadar mais fundos para seus desfiles.

********

A campeã de promoção é a escola Asfaltão, a Diplomatas também faz suas festas assim como a São João Batista e as demais.

********

Por exemplo, a escola Acadêmicos do Armário Grande vai realizar a festa de lançamento do samba enredo no dia 3 de dezembro no Mercado Cultural.

********

Na oportunidade,m além de show de mulata, mestre sala e porta bandeira e a apresentação do samba com a bateria da escola. O Beto Cezar promove em parceria com a Fundação Iaripuna a festa em comemoração ao Dia do Samba com show do Toninho Nascimento um dos autores do samba da Portela para o carnaval de 2012.

*********

As escolas estão apreensivas, mas, estão a pleno vapor. A Fesec tá fazendo o que pode. Só falta vontade política para o carnaval deslanchar.

Rio Madeira – A Epopéia do Novo Eldorado Brasileiro

Samba de: Silvio M. Santos, Rogério e Silvinho

Interprete: Banana Split

Cavaquinho: Louro

Graças

A você rio Kaiari

Nosso trem apitou

O progresso chegou

Abaixo da primeira cachoeira

O tratado nos deu o Acre

E a Ferrovia trouxe a nossa capital

Lenda e mistérios, muitos “causos” pra contar

És rio do amor ô ô ô!

É minério, é piracema

Despesca garimpeiro

Hoje vamos bamburrar

Roda Baiana, roda

Bota essa turbina pra gerar

Abre a comporta da evolução                (B I S)

E dá vazão

Para o progresso se instalar

Então!

Vem viver essa mudança

Proporcionada pelas as usinas do Madeira

É condomínio, é Chopin Center

Trânsito infernal

É Porto Velho

É muita gente

É carnaval [Mais vem…]

Vem!

Vem conhecer toda riqueza

Que nos traz as caudalosas corredeiras

São João Batista é

Muita energia e alta astral

É o Rio Madeira

Nesse carnaval!

EXPOSIÇÃO

 

Rita homenageia Selmo Vasconcelos

A artista plástica Rita Queiroz homenageia o poeta Selmo Vasconcelos em sua exposição “Diário de Benedita – Trocando Sonhos por Sonhos”, que está na galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos. Segundo a artista, Selmo Vasconcelos é u m dos responsáveis pela divulgação do seu trabalho na Europa. “Quando estive em Portugal foi que vi o quanto o trabalho de divulgação que o Selmo faz da nossa cultura, é importante e tão aceito. Muitas pessoas já conheciam meu trabalho através do trabalho do Selmo”, disse a pintora. Selmo Vasconcelos publica a coluna “Lítero Cultural” no jornal O Alto Madeira e distribui o material via Internet para seus contatos na Europa e no mundo. Os contatos do Selmo Vasconcelos, são poetas, escritores, pintores e publicações especializadas. São constantes em sua página do Jornal alto Madeira vermos poemas e mensagens de escritores e poetas famosos no mundo. “Um caramada como o Selmo não pode ficar esquecido atrás da mesa da biblioteca estadual ali no prédio do relógio, é preciso mostrar aos nossos conterrâneos o trabalho desse genial poeta”, disse Rita Queiroz, prosseguindo. “Foi por isso que reservei um espaço especial na minha exposição para os poetas, ali perto da canoa, você vai encontrar livros do Selmo Vasconcelos ao lado da obra do Fernando Pessoa”, finalizou a artista.

CARNAVAL 2012           

 

 

São João Batista apresenta samba

 

 

Elis Regina assume presidência de honra da escola azul e branca

 

Durante jantar que aconteceu na última sexta feira, na residência do presidente Rogério Araujo, a escola de samba São João Batista apresentou a sua comunidade, os colaboradores que estarão fazendo parte da escola a partir de então, cujo objetivo, é a conquista do título do carnaval 2012. Entre os colaboradores estão à vereadora Elis Regina (Presidente de Honra da escola), Pai Beto que assumiu a diretoria de carnaval; Dorval será o responsável pelo figurino das alas e destaques. Foi confirmado o Cibalena como Mestre Bateria e a Rainha da Bateria Tati Rubi além do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.

Entre salgadinhos e churrasco, os integrantes da escola azul e branca ficavam sabendo sobre as pretensões da nova diretoria para o próximo carnaval. “Contamos com vocês para fazer da nossa escola a grande campeã de 2012”, disse Rogério. Elis Regina se disse bastante honrada pelo convite e prometeu não medir esforços para “Levar o título para as comunidades dos bairros que integram a nossa escola”.

A São João Batista vai apresentar no carnaval de 2012 o tema “Rio Madeira – A Epopéia do Novo Eldorado Brasileiro” – O tema enredo tem como objetivo, mostrar o curso deste rio em sua trajetória histórica, mola propulsora do nascimento, desenvolvimento e fortalecimento do nosso povo.

“Nesse prisma, viajaremos numa grande barca, convidando a todos pra tomarem seus lugares e se encantarem com elementos reais, lendários e místicos, confronto direto com o ontem, o hoje e o amanhã” informa o carnavalesco.

O samba é de autoria de Silvio M. Santos, Rogério e Silvinho o interprete é o Banana Split que será acompanhado pelo cavaquinho do Mestre Louro.

Anúncios