Lenha na Fogueira

 

O compositor e cantor Bado e o grupo de música instrumental “Trio do Norte” participam nesta sexta-feira (16) de uma apresentação na praça São José do bairro Mocambo, numa realização dos projetos “Cinco e Meia” e “Acordes na Praça”, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna.

 

***********

 

Bom dia conterrâneos. Um abraço fraterno do Recife a esta figura lendária  ZIZI. Parabéns a justa homenagem. Comi muita saltenha quando morava na querida Porto Velho no Bar do Zizi, Moro a trinta e cinco anos no Recife. Só tomo café lendo a coluna do ZEKATRACA. Desejo a família ZIZI, um feliz Natal, muita saúde e muito sucesso em 2012. Abração no Bubu do Leonildo e Luiz do Recife, Leonildo Bezerra

************

 

Em nome dos citados, agradecemos ao Leonildo Bezerra.

 

**********

Vou insistir numa preocupação que está rolando nos barracões das escolas de samba.

 

*********

O assunto diz respeito ao repasse dos subsídios oriundos do governo estadual, destinado a ajudar na montagem dos enredos das escolas de samba de Porto Velho, Rolim de Moura e Guajará Mirim.

 

********

 

A partir de hoje ficam faltando apenas penas 57 dias para os desfiles das escolas de samba de Porto Velho.

 

********

Sabemos que em média, a tramitação de um processo relativo a convênio, dura 45 dias, após ser autorizado pelo governador.

 

*********

Ou melhor, quando (no caso do carnaval), o processo sai da Secel e começa a “andar” pelas repartições, como Procuradoria Geral do Estado onde o teor do convênio é analisado e caso seja detectado qualquer falha, inclusive na digitação, volta para a Secel para ser corrigido. Geralmente o procurador mais rígido nesse item é o DR. Beneamini que apesar de atuar no ramo cultural, pois é músico contrabaixista da Banda Cia Los Dinos, não alivia uma vírgula. Como diz o ex governador Cassol, uma “Cibalena”.

 

*********

Para cumprimos esse prazo tem apenas 12 dias.

 

*********

Tem um agravante, levando-se em consideração que estamos em plena festas de final de ano, quando muitos órgãos do governo entram em recesso e o que é mais preocupante, nesse meio tempo temos dois finais de semana para o final do ano ou do mês de dezembro.Quer dizer, temos apenas 10 dias úteis, isso se o governo não decretar ponto facultativo nos dias 23 e 30.

 

*********

O que mais nos preocupou foi nota distribuída pela Secel, alertando os dirigentes dos Pontos de Cultura, para a necessidade dos mesmos, apresentarem documentação para receberem a segunda parcela do convênio dos Pontos de Cultura ainda no mês de dezembro.

 

*********

Caso contrário, ou seja, se perderem esse prazo, o dinheiro só poderá ser depositado na conta do Ponto de Cultura no mês de março quando o Orçamento do Estado Abrir.

 

*********

Esse alerta, também serve para as escolas de samba.

 

********

Pois se o processo do Projeto Carnaval 2012 não começar a “Andar” no mês de dezembro, o convênio com a Fesec fica impossibilitado de ser assinado, pois a Lei diz que o EVENTO só pode acontecer após estar com o dinheiro depositado na conta da entidade coordenadora.

 

*********

Se o Processo começar a correr só em janeiro de 2012 não vislumbramos tempo hábil para o seu trâmite, levando-se em consideração que a Fesec marcou os desfiles das escolas de samba de Porto Velho para o dia 11 de fevereiro.

 

*********

Isso nos dá apenas 41 dias (contando de 1º de janeiro). como existem alguns feriados nesse ínterim. O negócio fica atrapalhado.

 

*********

Por outro lado, estamos vendo a diretoria da Fesec muito parada. É preciso ajudar o secretário Chicão nessa empreitada.

 

***********

Já escrevi aqui várias vezes! Não basta apenas a boa vontade do secretário Chicão. Para o processo andar  tem que ter o aval do governador.

 

*********

Vamos trabalhar Ariel Argobe!

FESTCINEAMAZÔNIA

 

 

Itinerância começa pela Ponta do Abunã

 

 

O Festcineamazônia® Itinerante percorrerá de 15 a 22 de dezembro os distritos e localidades da região de Ponta do Abunã, começando nesta quinta-feira por Jacy-Paraná, distante 100 quilômetros de Porto Velho. A programação é de classificação livre com entrada grátis. Além de cinema e vídeo, o festival levará show circense com o Palhaço Sorriso, personagem do ator Marco Eldon.

 

No decorrer da semana, a tenda estará em Rio Pardo (16), União Bandeirantes (17), Abunã (18), Fortaleza do Abunã (19), Vista Alegre (20), Extrema (21) e Nova Califórnia (22). Os filmes selecionados para a programação estão entre os melhores exibidos na última edição do Festival, realizada no mês passado em Porto Velho.

 

Nesta etapa do Festicineamazônia Itinerante será produzido um vídeo documentário, a partir da ótica do jovem arquiteto peruano Daniel Oblitas, que acompanha o festival.  

 

O Festcineamazônia® Itinerante tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAv,  Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia através da SECEL e SEDUC.

 

ARTES PLÁSTICAS

 

Casa da Cultura abre coletiva de final de ano

A solenidade de abertura da “Exposição Coletiva de Dezembro” está marcada para acontecer as 20

 

A secretaria de Cultura do Estado de Rondônia – Secel, através da coordenação da Casa da Cultura Ivan Marrocos e Galeria Afonso Ligório, promovem na noite de hoje, a abertura da exposição de final de ano denominada “Coletiva de Dezembro”. A exposição é uma exigência da Lei que criou a Galeria Afonso Ligório que em determinado trecho diz que todo final de ano a Curadoria da Galeria Afonso Ligório obriga-se a montar uma exposição de artes plásticas, com obras de todos os artistas que participaram de exposição durante o ano. O governo do estado tem como obrigação, apoiar o vento através da Secel patrocinando a confecção de cartazes e folders além do coquetel de abertura.

A solenidade de abertura da “Exposição Coletiva de Dezembro” está marcada para acontecer as 20 com obras dos seguintes artistas:

Zoghbi, J. Messias,  Michael Lewin,  Francinei  Vasconcelos  Margot,  Angella Schilling,  Adelina Jacob,  Alexandrina de Jesus,  Carol Reynolds, Edna cerqueira,  Fátima Montana ri,  Maria Regina C. Veloso,  Tito Tezzari, Francinei, Rita Queiroz,  Goreth lira,  Gilson castro,  Botôto,  Nazartes Wandes Leão,   Nonato Cavalcante

 

Anúncios