TRANSPORTE PÚBLICO NA CAPITAL É CONSIDERADO PÉSSIMO POR 48% DOS USUÁRIOS | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews – Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região.

 

Uma pesquisa sobre a qualidade do transporte em Porto Velho aponta que 48% dos usuários de ônibus consideram o serviço como péssimo, 27% consideram ruim, 21% regular, 3% bom e 1% ótimo. O estudo foi realizado por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que ouviu 600 usuários de ônibus, em março deste ano.
 
Foto: Eliênio Nascimento/Ag. Imagem News

 
As respostas dos usuários sobre tempo de deslocamento, climatização e problemas com segurança apontam para um sistema ruim de transporte público. As entrevistas ocorreram nas paradas de ônibus em vários pontos da cidade de Porto Velho, visando conseguir usuários das diferentes regiões.
 
Questionados sobre a quantidade de coletivos disponível por região, 68% consideraram que há poucos veículos disponíveis, enquanto que apenas 32% acharam razoável ou suficiente.
Em relação à lotação dos coletivos, 58% afirmam que os coletivos estão sempre lotados nos horários em que utilizam, 21% consideram algumas vezes, 19% nem sempre e 2% quase nunca.
 
Foto: Eliênio Nascimento/Ag. Imagem News

 
Segundo a opinião dos entrevistos, a climatização dos coletivos é considerada por 72% como péssima, 20% como ruim, 6% como regular, 1% como bom e 1% como ótima.
 
Com relação ao nível ruído, 50% consideram péssimo, 28% ruim, 20% regular, 2% bom.
 
Quando perguntado sobre a tarifa cobrada, 63% acham muito caro, 27% consideram caro, 9% razoável e apenas 1% apontam a tarifa com barata.
 
Sobre o que seria necessário para melhorar o transporte, os usuários apontam que deveria ocorrer um aumento da frota disponível, melhoria das estradas, paradas melhores e novas linhas.